sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Gravidez, pós-parto e crendices

Oi gente!!

Quem tá gravida ou parida aí??? Euuuuu 

Já ouviram algo do tipo:

Tem que comer muito cuscuz pra ter bastante leite 

Barriga redonda é de menina e barriga pontuda é de menino 


Azia durante a gravidez faz o bebê ficar cabeludo 



Gente! Eu ouvi de tudo um pouco.
Haviam coisas que ouvia que achava até graça, mas outras me incomodavam.

Quando saí do hospital para casa, fui para o quarto por a data nas lembrancinhas do nascimento e neste momento fiquei com os pés descalços no chão.
Daí ouvi a primeira crendice do pós-parto:

Mulher parida não pode ficar descalça que faz mal. Pode quebrar o resguardo.


Eu fiquei indignada e quando questionei ainda acharam ruim.

E aí lá vai crença ...

 Não pode deixar o bebê na vertical por que abre a boca do estômago.

Com essa aí eu perguntei a pediatra que respondeu o esperado (e rindo de mim, é claro): -Não mãe. Pode deixar, ainda mais porque o bebê precisa arrotar, não é?

 Não pode beijar o pé do bebê;
 Tem que comer muita canjica e tomar cerveja preta pra chegar leite;
Esse bebê chora muito. Deve ser porque o leite é fraco.



Essa pra mim era de matar! Eu sei que não existe leite fraco e ainda pesquisei e perguntei ao pediatra.
Queriam que eu desse mingau a meu bebê com 1 mês! Pensa aí no absurdo!

Cada vez que pesava minha filha fazia questão de esfregar na cara de quem falava isso. Tá vendo que não existe leite fraco e esse papo de que leite não sustenta NÃO existe? Olha ela aí saudável, ganhando peso!!

Pois é, eu superei essas coisas, vocês também superam.

O fato é que essas lendas aí não vão deixar de ser faladas por nossos parentes, amigos, vizinhos. O que temos que aprender é como lidar com os fatos sem gerar inimizade e é claro afetando o mínimo seu bem estar.

E pra encerrar, a última que eu ouvi.
Seu bebê tá chupando dedo? Põe pó de café no dedo dele que ele vai sentir amargar e não chupa mais. Aí você dá chupeta que é melhor do que chupar dedo.







Nada contra a quem escolhe dar chupeta, mas eu dei graças a Deus a minha filha não querer. Ela largou na mesma velocidade que pegou : rápido.

Enfim, devemos ter dois bolsos: um são e um furado. No primeiro você coloca os conselhos bons e no outro os irrelevantes.

Valeu?


Abraços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário