quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Amamentação

Olá meninas!
Ultimamente tenho lido diversas postagens sobre o tema amamentação.
Antes de ter a Maria,  ouvi maravilhas e horrores sobre o assunto.
Me preparei como pude para que este momento fossem prazeroso e o menos doloroso possível.
Assistia vídeos de mulheres que filmaram a primeira vez ao amamentar,  lavava os seios apenas com água e ducha vegetal e dava banho de sol ( quando lembrava).
Enfim, Maria nasceu!
Confesso que quando amamentei pela primeira vez, foi para mim, uma sensação maravilhosa. Ela segurava meu dedo enquanto mamava. Foi perfeito - apenas nos três primeiros dias.
Logo depois meus seios doiam e cada mamada era um sentimento de medo e responsabilidade.
Em seguida começaram a ferir,  sangrar, doer.  E eu... chorava muito.  Ouvia comentários de mulheres que passaram pelo que estava passando e que o bico dos seios feria tanto que soltava parte do bico.
Quando chorava de dor enquanto ela se alimentava tinha que ouvir alguém dizer que não era pra chorar pois estava assustando o bebê.  ( Detalhe: a carinha dela não demonstrava isso, e mesmo com meus choros baixos e altos,  elas não largava o peito)
Agora imaginem meu desespero em passar por esta fase e ouvindo esses tipos de comentários!
Por outro lado tinha minha mãe que me dava forças e não me deixava desistir,  me confortando.  A frase, (jargão) era - Vai passar. É assim mesmo. Continue amamentando que com o tempo irá calejar.
E é verdade. Mas antes de terminar esta fase, passei por outra situação:  fiquei sem leite por um dia.  Introduzi fórmula de partida e intercalava com mama até a produção de leite ser suficiente para alimentar minha filha.   Esse período de transição foi horrível.
Hoje Maria tem 3 meses e se alimenta somente de leite materno.
Sinto-me orgulhosa por ter conseguido vencer este momento e agradeço a Deus por ter tido leite, pois sei que tem muitas mães que sonham em amamentar e não tiveram condições.
Para quem está passando por esta fase, tenho alguns conselhos:
# Não desista. Se quer e tem condições para amamentar, saiba que não é fácil,  mas persistência faz parte do sucesso;
# Evite aborrecimentos e stress pois eles fazem sua produção de leite diminuir e zerar. Foi meu caso.
# Conselhos são bem vindos quando trazem benefícios.
# Sexto sentido de mãe funciona. Tenho visto na prática.
No mais, entregue tudo nas mãos de Deus. Ele é o único que te ajuda 100%.
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário